Aqueles dias em que víamos modelos tão magras que até pareciam doentes acabaram. Há alguns anos, a indústria da moda passa por uma evolução. Os padrões de beleza que ditavam certas regras desapareceram. Assim, abriram-se as portas para uma nova forma de ver o que “é bonito” e o que “pode ser vestido”.
Modelo “plus size” é o nome dado às mulheres que posam para as câmeras sem vestir os tamanhos XS, S ou M. Elas possibilitaram uma nova percepção sobre como outras mulheres com o mesmo tipo de corpo podem se vestir e levantam a bandeira do “goste de você como você é”. Embora muitos considerem isto como uma “nova moda”, é importante ver os avanços positivos que ocorreram.
Nos últimos tempos, temos percebido uma maior aceitação das mulheres plus size. Elas estão presentes mesmo nas sessões de fotos das marcas mais reconhecidas.
Sempre houve controvérsias sobre o que as ‘gordinhas’ deveriam usar ou não. Mas agora, com o incentivo da sociedade a este tipo de corpo, elas ganharam a confiança necessária para vestir qualquer peça de roupa, independentemente se é larga, justa ou curta. Villalobos concorda que a moda ‘plus size’ tem tomado um novo rumo. Aqueles que diziam que leggings, tops curtos e vestidos justos não favoreciam, agora voltaram atrás ao ver as novas tendências que este fenômeno trouxe para as roupas. Entre as peças mais favoráveis, estão:
Crop tops: se você não tinha coragem de mostrar o abdômen, agora é a hora. Aproveite para destacar os vários atributos das mulheres voluptuosas, mas não se esqueça de não confundir sensual com vulgar. O preto é o aliado de todas as mulheres porque esconde as áreas indesejadas e estiliza a aparência.
Vestidos curtos e justos: Conheça os cortes e as cores corretas para destacar o melhor de seu corpo e sair por aí como uma estrela. O decote em V dá a ilusão de um colo mais largo. Além disso, não há problemas em usar um colar brilhante se você quiser chamar a atenção da parte superior de seu corpo. Prefira cores neutras, como borgonha, preto, verde e azul escuro, que são tendência no momento. Muitas vezes, as cores vibrantes simplesmente deixam a aparência maior.
Calças de cintura alta: este tipo de corte favorece tanto as mais magras quanto as gordinhas porque evita aqueles pneuzinhos incômodos e são versáteis. Você pode usar estas peças com blusas compridas, curtas, justas… as opções são inúmeras. Os jeans altos transformam a cintura por completo. Complemente-os com um top com decote em V para parecer mais alta. Não se limite aos jeans. As calças de cintura alta também podem favorecer seu corpo. Se você usar um cinto, sua cintura parecerá menor do que realmente é.
Estampas florais: o que antes parecia um pesadelo para as gordinhas agora se tornou um ‘must’ no guarda-roupas. Prefira estampas com cores suaves e não tão chamativas. Lembre-se de que as cores vibrantes chamam mais a atenção. Quanto mais sutis forem as estampas, mais bonito ficará em seu corpo.
Listras horizontais: este era um trauma constante para as mulheres gordinhas, já que as regras da moda diziam que as listras horizontais simplesmente deixam o corpo maior. Entretanto, o medo desta estampa desapareceu. As listras também são um ‘must’ da temporada. Caso você ainda se sinta insegura, combine-as com outra peça na parte superior do corpo, como uma jaqueta jeans. Esta é uma boa opção para eliminar a ilusão de ótica. As saias rodadas fazem um bom conjunto com as listras. O corte deixa a cintura menor e traz movimento ao look. Além disso, você poderá exibir as pernas.